quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PANTERA - Discografia

O Pantera foi formado em 1981 inicialmente fazendo um som mais voltado ao glam hard rock e só mais tarde partindo para o som mais pesado do metal (o chamado "power-groove", termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes).

Lançaram três discos (Metal Magic, de 1983, Projects In The Jungle, de 1984 e I Am The Night, de 1985) antes de demitir o então vocalista Terry Glaze para a entrada de Phil Anselmo no quarto disco, Power Metal, de 1988. E aí, tudo mudou!

De Metal Magic até I Am The Night, a banda seguiu pelo caminho do glam metal, porém com a entrada de Phil Anselmo nos vocais (que havia saido de uma banda de hard rock de Nova Orleans chamada "Razor White", que lançou um disco com outro vocalista por volta de 1991), tomaram a decisão de partir para um som mais pesado.

Com Power Metal, alguns riffs do thrash metal são notados em músicas como 'Over And Out' e 'Death Trap', enquanto algumas músicas no estilo hard rock e com apelo mais comercial ainda persistem, como 'Hard Ride' e 'Proud To Be Loud', mas no geral, depois da entrada de Phil, eles passaram a tocar as músicas antigas mais pesadas e as novas mais pesadas ainda.

O último disco do Pantera, de 2000, foi Reinventing The Steel, incluindo os singles "Goddamn Electric" e "Revolution is My Name". Esta última seria a que mais se destacou do álbum, que era mais rock'n roll e traziam outros timbres de bateria e guitarra. "We'll Grind this Ax for A Long Time", uma homenagem ao heavy metal em si, cairia no gosto dos fãs.

A banda se dissolveu depois que Anselmo saiu, em 2001. Ele buscaria outros trabalhos com bandas como Down, embora os irmãos Abbott não tivessem terminado oficialmente a banda até iniciar os trabalhos em seu novo projeto, "New Found Power". Como nas circunstâncias em que Phil Anselmo saiu do Pantera, os membros restantes ficaram no aguardo que ele retornasse, mas isso nunca aconteceu. Ao invés, Anselmo decidiu continuar com uma de suas (muitas) bandas paralelas, o Superjoint Ritual. Após o lançamento do segundo disco desta banda (A Lethal Dose of American Hatred, de 2003), o baterista Vinnie Paul (Abbott) e Dimebag Darrell (Abbott) formaram o New Found Power, que logo após foi rebatizado como Damageplan. O primeiro e único disco do projeto seria o "New Found Power", lançado em 2003.


O fim do Pantera não foi amigável e, subseqüentemente, a imprensa provocou uma guerra entre "Superjoint Ritual" e "Damageplan". Entre as acusações plantadas, dizia-se que Anselmo e os irmãos Abbott tinham dificuldades em concordar sobre que direção eles queriam que a sonoridade do Pantera tomasse. Vinnie Paul e Dimebag chegaram a comentar que Anselmo os forçava a fazer as músicas que ele queria, não podendo assim experimentar e arriscar com suas gravações. Além disso, o vício de Anselmo em drogas (ele já chegou a ter uma overdose de heroína) era conhecido por causar turbulências entre a banda. Por fim, como resultado de outros problemas internos, a relação entre Phil e os irmãos Abbott se deteriorava rapidamente de uma forma geral. No meio do fogo cruzado estava o baixista Rex Brown, que participou do segundo disco do Down, A Bustle In Your Hedgerow, de 2002.

No dia 8 de dezembro de 2004, um fanático do Pantera chamado Nathan Gale assassinou Dimebag Darrell a tiros na casa de espetáculos Alrosa Villa, em Columbus, Ohio, quando o Damageplan entrou no palco. Um membro da platéia, uma empregada do local e um segurança da banda também foram assassinados antes que Gale fosse morto a tiros pelo policial James Niggemeyer.

Após a morte de Dimebag, uma reunião do Pantera tornou-se obviamente impossível, mas comentários públicos de Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele teria cogitado se reunir com a banda. A banda Pantera atingiu um grau de sucesso que poucas outras conseguiram.


O Antiquiet (www.antiquiet.com) recentemente conduziu uma entrevista com Philip Anselmo, ex-PANTERA/DOWN, que falou sobre sua relação com os integrantes do PANTERA e negou estar usando drogas.

Antiquiet: Eu não quero ficar escavando mentiras antigas, mas eu quero falar sobre algo que você enfrentou logo de cara. Quando você teve aquela conversa sobre a separação com Dime ["Dimebag" Darrell Abbott, falecido guitarrista do PANTERA/DAMAGEPLAN] e Vin [Vinnie Paul Abbott, ex-baterista do PANTERA/DAMAGEPLAN], nós fãs recebemos a notícia através da porra da Metal Hammer e jornalistas da música, que, claro, tendem a... você sabe, enfatizar as frases mais polêmicas, pra manter o circo de pé, chamar atenção, vender revistas. Então digamos que as coisas fossem diferentes e os jornalistas se importassem com outras coisas, e vocês tivessem seu espaço para resolver isso sozinhos. Você acha que as coisas teriam acabado diferentes?
Anselmo: "Bem... é um ponto discutível aí. Mas se você estiver falando em... termos imaginários, em 'e se fosse assim', teoricamente, sim. Na verdade, Rex [Brown, ex-baixista do Pantera e atual do DOWN] e eu falamos muito sobre isse e nós sabemos... o Pantera poderia ter continuado. A entrevista, que despertou a imaginação de todo mundo... Poucos sabiam, mas o cara que me perguntou isso - não deveria ter sido gravado - ele me perguntou diretamente o que aconteceria se nós brigássemos, fisicamente mesmo. Primeiro, isso nunca teria acontecido. Segundo - teoricamente, de novo - obviamente, eu teria vantagem sobre eles. Então eu falei de um [certo] jeito, do mesmo jeito que um milhão de filhos da puta fazem todos os dias - boxeadores, etc - você sabe, eles dizem que vão fazer coisas terríveis, horríveis uns com os outros, e depois que tudo acabar, eles apertam as mãos e se abraçam e acabou. Mas se as coisas são colocadas ao extremo, preto no branco, elas são lidas e interpretadas dessa maneira, e isso é algo muito infeliz. Porque, como eu disse antes, o Pantera era uma força poderosa, cara".
Antiquiet: Exato.
Anselmo: "E não sou só eu que sinto falta desses dias, do Dimebag e do Vinnie, do pessoal todo, da vibração toda, do orgulho e da força por trás disso... como eu disse antes, o Rex e eu... Nós sempre dissemos que juntaríamos todos numa sala, discutindo e gritando... E muito disso teria sido minha culpa, mas na época eu era apenas um inválido. Precisava tanto de cirurgia nas costas, que era patético. E eu, ahn... eu fiz algumas escolhas ruins".
Antiquiet: Vimos recentemente algumas entrevistas suas que honestamente nos fizeram sentir pena de você. Algumas vezes você parece desligado, e alguns fãs dizem que você voltou às drogas, alguns dizem que é a medicação. Você só quer mesmo é acertar as coisas?
Anselmo: "Nunca ouvi dizer que voltei às drogas; isso é ridículo pra caralho. Isso é estúpido pra caralho. Mas na verdade, fodam-se os outros. Estou vivendo minha vida, fazendo exatamente qualquer merda que eu quiser... Não estou aí para impressionar merda nenhuma, quero que se foda, cara. e as pessoas... veja, eu já fui... gay, meu pescoço se quebrou de pular do palco, já fui de tudo - satanista, a favor da supremacia branca..."
"Estou muito mais forte que a maioria dos homens na minha idade. E eu nem bebo. É que... depois da cirurgia, você nunca sabe, um dia é bom - caralho, até uma semana pode ser boa - e então, tem uma mudança no tempo ou alguma merda assim, e você passa um pouco de dor. Dor, dor, sabe, é... Eu e a dor somos íntimos. Mas através de fisioterapia, yoga, Pilates, toda essa merda, eu aprendi como tornar a dor ao menos suportável. Você se alonga pra tirar essa merda, cara. Você levanta a bunda e - todo dia - pega trinta minutos, e se alonga pra tirar essa merda e isso muda todo o seu dia".
Antiquiet: Você aguenta sem analgésicos? Ou eles ainda te seguram naquela merda brutal do SOMA?
Anselmo: "Estou usando um remédio, chamado Lyrica. E ele é um medicamento anti-convulsão. E muitas pessoas que tomam esse remédio e têm dor no ciático, ou dor como a minha, que é no ciático, mas apareceu depois da cirurgia, às vezes quando os nervos se reconectam, eles se reconectam errado. E esse é o meu caso. São três vezes por dia, e já cansei dessa merda também. Estou cansado de toda essa bosta. Mas ajuda, diminui a dor, só um pouco. Os exercícios e tudo isso ajudam a circular o sangue, e a circulação do sangue é uma coisa importante pra caralho. Eu também faço boxe dez vezes por dia quando fico em casa, batendo no saco de pancada, e fico trabalhando. Então... Não dá pra fazer isso bêbado, ou drogado. Deixe esses faladores de merda ficarem na minha posição. Eles vão estar suando e desistindo depois de dez minutos da minha rotina. Porém, as coisas estão bem melhores. Eu posso dizer - e já podia logo após a cirurgia - que o doutor consertou o que estava me matando por tanto tempo. Ele consertou. Três discos rompidos, sabia? Agora, eu estou aqui com titânio nas minhas costas, te dizendo que quanto mais esforço você faz, melhor fica. Porém, ainda é, depois de três anos, uma coisa de dia-a-dia. De verdade. Sabe, uma mudança no tempo, uma queda de pressão, só Deus sabe. Sabe... apesar de tudo, é assim".

Discografia


* Álbuns de estúdio
-PROJECTS IN THE JUNGLE (1984)
Metal Magic Records
http://www.4shared.com/get/35727982/5e5921fb/_1984__Pantera_-_Projects_In_The_Jungle.html;jsessionid=581AB1CB4B98B3240B31C5FD260EFA21.dc49


- I AM THE NIGHT (1985)
Metal Magic Records
http://www.4shared.com/file/35732138/59d59914/_1985__Pantera_-_I_Am_The_Night.html?s=1


- POWER METAL (1988)
Metal Magic Records
http://www.4shared.com/file/45043022/bc85a9a8/1988_Pantera_-_Power_Metal.html?s=1?showComments=true#firstC


- COWBOYS FROM HELL (1990)
Atlantic
http://www.4shared.com/file/24520783/9902aeff/Pantera_-_Cowboys_From_Hell.html?s=1


- VULGAR DISPLAY OF POWER (1992)
East West
http://www.imperiometal.com/foro/ext.php?ref=http://rapidshare.com/files/79638153/_1992__Vulgar_Display_Of_Power.rar


- FAR BEYOND DRIVEN (1994)
East West
http://www.4shared.com/file/59217904/69418656/pantera_-_1994_-_far_beyond_driven.html?s=1


- THE GREAT SOUTHERN TRENDKILL (1996)
East West
http://www.imperiometal.com/foro/ext.php?ref=http://rapidshare.com/files/90630163/Pantera_-_The_great_Southern_Trendkill.zip


- OFFICIAL LIVE: 101 PROOF (1997)
East West
http://www.4shared.com/file/45064452/13dafc6a/1997_Pantera_-_Official_Live_101_Proof.html?s=1?showComments=true#firstC

- REINVEINTING THE STELL (2000)
East West
http://rapidshare.com/files/57132916/Reinventing_The_Steel.SysteManiacO.www.thegenius.us.rar


*Coletânias

Pantera - The Best of Pantera: Far Beyond The Great Southern Cowboys' Vulgar Hits! (2003)
East West
http://rapidshare.com/files/128612621/sonzeirananet_pt_2003_tbopfbeyond.rar


Reinveinting Hell : The Best of Pantera (2003)
East West
http://www.4shared.com/file/64290091/85c7e744/_2003__-_Reinventing_Hell__The_Best_Of_Pantera_.html?s=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário