sábado, 6 de junho de 2009

VENOM - biografia



Poucos grupos têm uma história tão rica quanto o Venom. Um despretencioso trio que se tornou um ícone para, no mínimo, duas gerações do metal e para praticamente todos os seguidores da música extrema. Tudo começou no início dos anos 80, na cidade britânica de Newcastle, onde três amigos uniram-se para fazer som e letras corrosivas, verdadeiros hinos anti-religião.
Vindos de conjuntos inexpressivos do interior da Inglaterra, Cronos, Mantas e Abaddon abalaram as estruturas da música pesada com seu disco "Welcome To Hell", lançado pela Neat Records. A despreocupação com a parte técnica também foi uma marca registrada nos primeiros anos, em que "Possessed" e "At War With Satan" consagraram o Venom como um dos mais originais grupos da década.

Influência para Metallica, Sepultura e Krisiun, por exemplo, o trio nunca chegou a ter vendagens magníficas, mas arregimentou uma legião de fãs fiéis que acompanham sua trajetória até hoje. As letras satanistas foram encaradas com seriedade por alguns e como parte essencial do tom debochado que a banda sempre ostentou por outros.
Mantas deixou o Venom pouco antes da histórica tour pela América do Sul, em 1986. Dois guitarristas foram contratados para substituí-lo e o Brasil foi um dos primeiros países a ver a line-up formada por quatro integrantes. A excursão acabou sendo decisiva para a criação de uma cena headbanger no país, que ainda vivia a ressaca do primeiro Rock In Rio.

Desde o seu início, o Venom foi um dos grupos mais prejudicados pela pirataria de discos. Incontáveis álbuns passaram a ser facilmente encontrados com registros dos brilhantes shows de Cronos e seus companheiros. Mantas acabou retornando para casa alguns anos depois, e a discografia se extendeu com algumas coletâneas e um duplo ao vivo, "Eine Kleine Nachtmusik", além de outros álbuns essenciais para os colecionadores, como "Temples Of Ice" e "Prime Evil", por exemplo.

Com o passar do tempo, o Venom tornou-se uma verdadeira lenda, que resistiu à saída do carismático baterista Abaddon, aos projetos solo de Cronos e Mantas, que não tiveram uma recepção muito calorosa por parte dos fãs, e até a um precoce fim. Seu público manteve-se ligado e sempre aguardando novos trabalhos.
Em 2000 surgiu a grande notícia: o Venom estava vivo e pulsante. O disco "Ressurrection" trouxe uma formação renovada com a presença de Antonn na bateria. Um músico muito técnico e que injetou uma nova dose de energia na banda. Mais pesado, extremamente bem tocado, o som do Venom ganhou contornos modernos mas sem perder suas características.


O baterista da banda, Antony "Antton" Lant que anunciou sua saída.


Em maio deste ano, a banda britânica de Black Metal apresentou seu novo baterista, Danté. A banda nos últimos meses andou a procura de um novo baterista e finalmente fez sua escolha.
"Tivemos uma resposta fantástica", explicou Cronos, "havia muitos grandes bateristas para escolher, mas no final do dia eu não estava procurando por alguém que simplesmente tocaria as músicas, queria alguém que realmente estivesse com muita vontade de estar na banda por todos os motivos corretos, e Danté tem todas as qualificações necessárias".
O VENOM também agradeceu a todos os bateristas que foram aos testes, além de todos os outros que enviaram vídeos, CDs, etc. A banda se encontra no momento em ensaios com o novo baterista e irá gravar novas demos para o próximo álbum nas semanas que seguirão, além de planejar futuros shows.
DISCOGRAFIA
(por enquanto sem download)
Welcome To Hell (1981)
Black Metal (1982)
At War With Satan (1983)
Doomed To Hell (1984)
Possessed (1985)
American Assault EP (1985)
Canadian Assault EP (1985)
French Assault EP (1986)
The Singles 1980-1986 (1986)
Calm Before the Storm (1987)
Eine Kleine Nachtmusik (1987)
Prime Evil (1989)
Tear Your Soul Apart EP (1990)
Temples of Ice (1991)
The Book Of Armageddon (Best Of) (1992)
The Waste Lands (1992)
Kissing the Beast (1993)
Skeletons in the Closet (1993)
Old, New, Borrowed and Blue (1994)
Venom ' 96 (1996)
Cast in Stone (1997)
Resurrection (2000)
Metal Black (2006)
Hell (2008)

(Fonte: http://whiplash.net / Century Media/ wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário