segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

DOWN - Discografia

O Down foi formado em 1991 como um projeto paralelo de Phil Anselmo (ex Pantera e Superjoint Ritual).
Além de Phil Anselmo, a banda é composta por Pepper Keenan (guitarra e vocal do Corrosion of Conformity), Kirk Windstein (guitarra e vocal da banda Crowbar), Rex Brown ( ex-baixo do Pantera), e Jimmy Bower (batera do Crowbar e guitarra do Superjoint Ritual e do Eyehategod).
Todd Strange (Crowbar) tocou apenas no álbum NOLA (iniciais de New Orleans Louisiana), mas também um conhecido termo para a cena de Doom Metal de Louisiana).
A banda lançou três álbuns e já fez várias turnês pelo mundo, chegando inclusive a tocar no Ozzfest.
Prometem um novo álbum, com previsão de lançamento para 2009.

Os cinco integrantes da banda passaram boa parte dos últimos dois anos reconstruindo suas vidas privadas após a devastação causada pelo furacão Katrina que por pouco não varreu a cidade do mapa. Somado ao trágico assassinato de Dimebag Darrel, pode-se afirmar que é quase um milagre o fato da banda e de seus integrantes ainda continuarem juntos.


Dimebag Darrel


Dimebag morreu no dia 8 de dezembro de 2004 no show de sua banda Damageplan no Alrosa Villa em Ohio. Nathan Gale, o assassino, deu 3 tiros na cabeça de Dimebag que morreu na hora. Nathan Bray, Erin Halk e Jeff Thompson que trabalhavam no lugar e para a banda também foram mortos com tiros, sendo 15 no total. O policial James D. Niggemeyer matou Nathan Gale.

Apesar de tudo, eles escreveram material e fizeram uma tour de divulgação de seu brilhante último disco chamado "Down III: Over The Under". Parte purificador, parte enfurecido e parte indignado, "Over The Under" é o diário secreto das experiências e sentimentos filtrados pelo Metal característico da banda.

Lord of The Wasteland, do site Metal-Rules.com, entrevistou Jimmy Bower, baterista do DOWN, falando sobre a carreira da banda, as dificuldades de se estar em um "supergrupo", a gravação do último disco, as letras de Phil Anselmo e muito mais:
Metal-Rules.com: Bem, vamos falar primeiro sobre a história do Down. A banda começou como um projeto paralelo, mas quando vocês lançaram o primeiro disco dava pra imaginar que seria mais que apenas isso, um projeto?
Jimmy Bower: "Acho que todos nós entendemos isso no primeiro dia, cara. Escrevemos 'Losing All', 'Temptation’s Wings' e 'Bury Me In Smoke' em um dia. Isso foi em 1991. Me lembro de estar com uma fita K7 com essas músicas, dirigindo por aí e escutando enquanto pensava: 'Cara, isso pode dar jogo'. Acho que soubemos logo de cara do potencial da banda".
Metal-Rules.com: "Down II: A Bustle In Your Hedgerow" (lançado em 2002) ficou famoso por ter sido gravado em 28 dias mas "Over The Under" levou um pouco mais de tempo. Por qual razão vocês escolheram gastar mais tempo fazendo o disco novo em relação ao anterior?
Jimmy Bower: "Bem, como você mesmo disse, fizemos o 'Down II' em 28 dias e isso era algo que não queríamos repetir. Foi tudo muito rápido. No 'Down III: Over The Under', nós realmente precisávamos de mais tempo para fazer as músicas certas e conseguir o melhor som possível. Assim o fizemos e foi o melhor para nós mesmos para não nos estressarmos. O estúdio pode ser muito estressante, assim como o processo de composição. Tentamos fazer as coisas sem estresse e acho que esse (o tempo gasto) foi o preço que pagamos".
Metal-Rules.com: Vocês gravaram em Los Angeles dessa vez, ao invés de New Orleans.
Jimmy Bower: "Queríamos ter gravado em New Orleans mas desde o furacão Katrina, os estúdios ainda não voltaram a funcionar normalmente e os que voltaram não eram como precisávamos, ou não tinha a sala de gravação adequada ou outras coisas assim. Então tivemos que considerar Los Angeles por ter estúdios com ótimas estruturas. A princípio eu estava hesitante quanto a gravar em Los Angeles, mas agora estou feliz pela gravação ter sido feita lá. Eu tinha muito acesso a vários equipamentos em Los Angeles que não tinha tido antes em New Orleans, como por exemplo a bateria que usei. As salas de gravação são muito boas e possuem ótimos microfones. Eu tive US$40.000,00 em microfones disponíveis para utilizar. Foi ótimo, pois eu nunca havia gravado sob essas condições".
Metal-Rules.com: A bateria soa ótima no novo CD, especialmente em “March of The Saints”.
Jimmy Bower: "Sim, Eu adoro esse som! Usei uma Ludwig 1978 igual ao que foi usada por John Bonham. É um kit cromado com um som muito forte e o (produtor) Warren Riker soube captar isso muito bem na gravação. Eles (o fabricante) relançaram o mesmo kit de bateria, chamado 'The Bonham Chrome One', fizeram apenas mil unidades e uma delas é a minha".
Metal-Rules.com: Li que Phillip (Anselmo, vocalista) tem se apresentado muito melhor do que vinha fazendo nos últimos anos. O fato dele ter se recuperado da cirurgia nas costas e de ter se livrado do vício acabou sendo motivador para os outros caras da banda?
Jimmy Bower: "Com certeza. Eu acho isso ótimo, cara. Suas costas vinham sendo um problema por muito anos e foi uma obrigação para ele fazer a cirurgia. Acho que isso fez dele uma pessoa mais feliz, pois a dor não está mais lá. Disseram que ele não poderia andar durante seis meses e depois de duas semanas ele estava de pé e andando para todo lado. Isto definitivamente foi uma inspiração. Trata-se de uma pessoa muito forte".
Metal-Rules.com: Ele fez todas as letras em "Over The Under". Isso é algo do qual ele sempre cuida?
Jimmy Bower: "Sim, ele sempre faz todas as letras. Eu acho que elas são muito bonitas, cara. Considerando todas as coisas negativas que aconteceram com ele e conosco nos últimos anos, eu acho que ele assimilou isso muito bem. Ele é ótimo com as letras. Por que eu ou qualquer outro escreveriamos letras quando Phil Anselmo está na banda?"
Metal-Rules.com: Li que a banda tinha algumas coisas acústicas guardadas. Vocês acham possível a idéia de lançar um disco acústico?
Jimmy Bower: "Sim, nós temos mesmo algumas coisas e definitivamente vamos trabalhar nisso em breve. Temos váriosprojetos em que estamos trabalhando, mas agora estamos tentando levar o CD e a tour até onde conseguirmos. Nospróximos dois anos estaremos muito acupados. Terei sorte de ver meu quarto por mais que uma semana (risadas)".
Metal-Rules.com: Além de baterista, você também toca guitarra no EyeHateGod e no Superjoint Ritual. Como guitarrista você leva algumas influências para a música do Down ou mesmo partes de guitarra para Pepper e Kirk?
Jimmy Bower: "Pepper e Kirk são guitarristas fantásticos. Eu não tento nem espero algo desse tipo. Suponho que sendo guitarrista, eu tenho a habilidade de entender o groove que eles trazem com seus riffs".
Metal-Rules.com: Sei que há muitas bandas vindas do Sul [dos Estados Unidos] como Kylesa, Minsk, Rwake… Bandas que de certa forma tem sons na linha do EyeHateGod, Down e Crowbar, como se fosse a próxima geração.
Jimmy Bower: "Isso, exatamente. Como músico e membro do Down, se pudermos influenciar pessoas a olhar para seus instrumentos um pouco mais e se dedicar um pouco mais, isso é muito legal, cara. Ao contrário de só agarrar sua guitarra e fazer ‘JUNT JUNT JUNT JUNT’, vestindo alguma roupa maneira e todas essas modinhas, você mata a cena. Isso não tem nada a ver com música, cara".
Metal-Rules.com: A música deveria ser mais que a imagem.
Jimmy Bower: "Sim! Eu acho que há várias bandas por aí que tem a orientação para a imagem antes de sua música e algumas vezes até dos shows. Não vou dar nome aos bois, mas você sabe de quem estou falando".
(Fonte: Wikipédia, Whiplash)
Isso aí, Metal é Metal, e poser é poser.
DISCOGRAFIA
Estúdio




















1995 - Down I: NOLA


















2002- Down II: A Bustle in Your Hedgerow


























2010 - Diary Of A Mad Band VI (LIVE)
http://www.4shared.com/zip/yGrbifoG/DWN_IV.html?

























2012 - Down  IV, Pt. I: The Purple - EP (2012)



Um comentário: