terça-feira, 14 de outubro de 2008

VENTANIA no De Raiz!

Dia 23 agora o Ventania vai se apresentar no De Raiz, com o show Só para Loucos, com seu estilo deliciosamente raulseixista de compor e cantar.
Diretamente de São Thomé das Letras (MG), o cantor volta a Ilha da Magia. O estilo alternativo, intitulado "micróbio de BR", inspira-se no movimento hippie dos anos 60 e 70. Tudo começou aos oito anos de idade, quando o músico tocava piano na igreja. Mas já na adolescência, passou a cantar e compor na estrada. As suas composições falam do cotidiano de um hippie, "micróbio" ou maluco, percorrendo o ideal da liberdade, da natureza e das drogas.

Pra quem nunca ouviu falar desse maluco magrelo de cabelo amarelo que gosta de cogumelo, segue abaixo uma entrevista dada ano passado, extraída do site http://www.opus666.com.br/ :

“Senhoras e Senhores desse mundo louco e virtual que corrompe nossas cabeças! Sou um fugitivo, andarilho e compositor em busca da paz e virtudes que a vida proporciona para nós desfrutarmos a cada pôr-do-sol junto à Natureza. Estou na estrada há muito tempo, levando minha mensagem através das minhas canções, aos jovens e pessoas de cabeça e mente livre! …Só para Loucos…Caretas não“!

Entrevista por Karine Rodrigues para o BoaNoiteBH:

– Qual o show mais marcante para a banda?
Ventania: Eu não sei te responder porque tiveram shows muito legais, muito loucos. Alguns que achamos que seriam fracos, mas de repente, “bommm”, apareceu muita gente. Muitos shows foram marcantes.

– Um fato engraçado:
Ventania: Nossa, uma vez eu fiz um show em Ouro Preto. Me empolguei, saí pulando, vacilei e caí do palco, capotei lá embaixo. Ainda bem que poucas pessoas viram porque eu caí no escuro.

– Qual a música mais importante na carreira de vocês?
Ventania: A música que eu curto é “Micróbio”, tem a minha cara. (risos) Ela fala muito da minha vida, como foi minha vida até chegar aqui. Eu nasci e me criei na estrada.

– Como a banda surgiu?
Ventania: A banda Hippie, que é uma banda para todos os malucos de bom coração, de sensibilidade, surgiu do nada. Eu fiquei dez anos tocando sozinho, passando o chapéu. Tocava mais ou menos uma hora e depois passava o chapéu. Aí falava: olha galera, ajuda aí que eu não tenho nada na barriga pra fazer cocô. Aí as pessoas me ajudavam e davam uma bela gargalhada. Tinha gente que dava muito dinheiro, naquela época eram cruzeiros, depois foram os reais e fui vivendo. Conheci muita gente legal na estrada, muitos músicos legais. Conheci o pessoal da banda em São Tomé das Letras, onde moramos. O primeiro show foi aqui em Belo Horizonte e nós nem ensaiamos, foi no Lapa Multishow. Tinha muita gente, foi o nosso primeiro som. Foi muito louco. Daí para frente fizemos vários shows e agora temos o cd “Só para loucos”. Estamos gravando o segundo.

– O que é o sucesso para você?
Ventania: Eu não quero nem pensar nisto, eu quero é curtir, abraçar todo mundo. Quando era criança, escrevi em um caderno que tenho até hoje na casa da minha avó: eu quero ter os braços bem cumpridos, aí me desenhei com os braços bem grandes, para abraçar todo mundo que eu amo. Com a música, meus braços cresceram e eu pude abraçar bastante gente. Ainda quero abraçar todo mundo. E eu acho que sucesso é isto, a alegria de estar com a galera.

– O sucesso é passageiro?
Ventania: Sei lá, eu quero é cantar muitas músicas, quero cantar a vida inteira e compor para todos os malucos. O legal é que todo mundo está gostando. Outro dia eu encontrei com um engenheiro e perguntei para ele: Porque você gosta da minha música? Ele falou que gosta porque uma vez tentou ser hippie, e que nunca teve coragem, além disso a família dele nunca deixou. Ele se identificou com a música e é isto que eu acho legal.

– Você tem algum ídolo?
Ventania: Eu tenho um ídolo, Jesus Cristo! O primeiro hippie, assim barbudo, cabeludo… eu sigo à ele.

– A banda teve apoio de alguém?
Ventania: Não, só da grande malucada hippie, maluco de estrada mesmo. Eles são o meu apoio, minha força, minha família. Minha família é muito grande sabia?

– O que vocês acharam do show hoje?
Ventania: Muito legal, uma galera muito bacana. Inclusive este lugar é muito chic, eu gosto é de cantar em rodinha de fogueira, minha vida foi tocar na estrada, nas praças. Muitas bandas começaram a gravar minha música “Cogumelo azul”, então eu resolvi gravar também. É minha música! Ela ficou mais de vinte anos sem registro, mas agora ela é registrada, editada. É mais protegida agora. Eu nem sabia destas burocracias, nunca tive documento, nunca fui ligado a estas coisas. Nunca votei e nem sei se vou votar. Eu não nasci para estas coisas.

– De onde surgiu o nome do cd?
Ventania: Nosso cd é totalmente de produção independente porque nós nem conhecemos como é a produção com gravadoras. Eu gravei este cd em casa, por brincadeira. Só para loucos! Eu pensei. Nunca imaginei se alguém acompanharia a banda. Se os loucos comprarem o cd está bom. Agora estou fazendo o meu cd de papel, mão a mão. Ao invés de ganhar um cd de ouro, ganhei um cd de pedra em São tomé. Estou curtindo muito este “lance” de passar mão-a-mão.

– Qual o estilo e o ideal da banda?
Ventania: O estilo da banda é o rock “estroncho” e nosso ideal é só cantar para os loucos, mas acho que todo mundo está curtindo. Galera, muita paz no coração, vamos nos unir porque podemos cantar uma só grande canção.

Pra quem quiser conhecer mais, tem download no Rapidshare: Ventania - Só Para Loucos (2005)
E, claro, quem quiser conferir de perto, é nesta quinta, no De Raiz.
Ingresso: Primeiro lote, R$ 15,00. Segundo lote, R$ 25,00.
Local: De Raiz - Casa de Samba e Reggae - Estrada Geral da Joaquina, em frente às dunas - Joaquina

Só para loucos..isso é só para os raros!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário